Oficial de registro participa de conferência com atores do mercado imobiliário local

Nesta quinta-feira (07/07), a Oficial de registro Adelle Ribeiro Coelho Sandri participou de debate promovido pela ASSOCI (Associação do Mercado Imobiliário de Canoas e Nova Santa Rita). O evento ocorreu na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) e contou com a participação de imobiliárias, construtoras, incorporadoras, escritórios de advocacia, agentes imobiliários e entidades do setor. Também estiveram presentes os registradores substitutos Liane Krüger, Thiago de Souza e Itagiane Fuculo e as coordenadoras Amanda Negreiros e Greice Kronbauer.

O evento começou com um coffee break. Logo após, a oficial realizou uma breve avaliação destes quase 5 anos de gestão à frente da serventia: o estado em que se encontrava o cartório, a pandemia, as inúmeras alterações legislativas, a mudança de sede, o novo software, os investimentos e contratações, enfim as dificuldades e os avanços. Em seguida, procurou responder algumas dúvidas acerca de procedimentos e novidades – trazidas, por exemplo, pela Lei nº 14.382/2022 que alterou significativamente a Lei de Registros Públicos. Por fim, respondeu a dúvidas formuladas pelos participantes na hora.

Conforme destacou o presidente da ASSOCI, Marcelo Lazzarotto, foi um dia muito importante para a comunidade de Canoas e o mercado imobiliário: “Trabalhamos diariamente com o Registro de Imóveis e o diálogo ajuda a todos”, completou.

Segundo enfatizou Adelle Sandri “estamos aqui reunidos todos com o mesmo objetivo: o aperfeiçoamento permanente. O Registro de Imóveis, como serviço público, está subordinado à lei e terá cumprido a sua missão institucional se conseguir outorgar segurança jurídica aos titulares de direitos reais e ao tráfego imobiliário. Nossa vocação é trabalhar para evitar litígios judiciais – custosos para todas as partes e para a sociedade. E para isso precisamos ser muito cuidadosos na aplicação do Direito”. Adelle procurou ainda tratar de algumas casos práticos e questões que podem ser ajustadas.

Por fim, a Oficial quis olhar para o futuro, ressaltando que uma série de novos projetos e investimentos estão no horizonte: “estamos engajados na eficiência e qualidade da prestação do serviço público de Registro de Imóveis. Nossa meta é a excelência e nós vamos chegar lá”.